Resenha - Insurgente por Veronica Roth

By | quarta-feira, setembro 17, 2014 Deixe o seu comentário



     Insurgente é o segundo volume da trilogia escrita por Veronica Roth.

     Beatrice Prior fez uma escolha que lhe transformou. Ao escolher a Audácia sua vida mudou completamente. Passou por diversos testes e enquanto isso a garota precisava esconder seu maior segredo. Quando fez o teste de aptidão, seu resultado foi inconclusivo e eles denominam as pessoas com testes incompatíveis de Divergente. Só que ter essa categorização nesta sociedade é algo completamente perigoso.

     Logo após o ataque à Abnegação, Tris e Tobias seguem em direção ao complexo da Amizade para escapar do domínio de Jeanine. Ao chegarem ao local, percebem que a situação de Chicago está mais caótica do que eles imaginavam. A escolha da jovem abnegada que se transformou em audaciosa irá se transformar em uma grande batalha que ela terá de enfrentar.

     Começando exatamente de onde Divergente acabou, Insurgente traz em suas primeiras páginas um clima bastante tenso. Quando a ficha de Tris começa a cair, o medo começa a dominar sua mente. Correndo vários riscos, ela terá que tomar atitudes drásticas para se salvar e sucessivamente libertar a cidade das facções.

     Depois do final totalmente estarrecedor do primeiro livro, eu precisava saber o que iria se suceder de toda essa jornada. Terminei o tomo de início da série cheio de perguntas e dúvidas, e ao acabar Insurgente, eu precisava decididamente de respostas. Coisa que este volume não traz.

     Não leve a mal meu comentário, o legal dessa parte da trilogia são as perguntas sem respostas, deixa o leitor completamente viciado e enclausurado na bolha de Chicago. Com o decorrer das páginas, as perguntas vão chegando fazendo o clima ficar mais tenso do que já estar e isso é totalmente incrível.

     Cheio de ação, o livro tira o fôlego do começo ao fim. Os momentos de embate são totalmente incríveis. Roth conseguiu elaborar uma forma de distribuir bem os fatos e encaixou as revelações no momento certo. Isso é de se admirar.

     Se você achou Divergente violento, Insurgente traz mais violência ainda. Os personagens estão totalmente vorazes e violentos, o que deixa o ânimo de todos exaltados. Jeanine está mais louca do que nunca. Querendo extinguir os divergentes da sociedade, ela fica mais sádica e cruel. As partes cruciais da trama contam com a sua presença.

     A narração continua no mesmo ritmo, só que com uma Tris cheia de sequelas. O bom de ter o ponto de vista dela é que podemos sentir o peso de sua escolha. A forma com a autora passa os sentimentos da protagonista para o leitor é totalmente surpreendente. O único problema da personagem é que ela não consegue evoluir o bastante, eu esperava que ela começasse a tomar atitudes certas.

     Uma coisa que me agradou bastante foi que neste livro nós podemos nos aproximar e aprofundar mais nas outras facções. Foi bem legal fazer um tour por todas elas e ver como elas realmente são.

     Insurgente cumpre com excelência seu papel de deixar a trama mais elaborada e também supera as expectativas no quesito revelações. Sem mais delongas, o livro é uma leitura obrigatória para quem gostou do primeiro volume. Com um final totalmente desesperador, o leitor clamará para saber como acabará a jornada da jovem Tris.
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: