Resenha - Divergente por Veronica Roth

By | quinta-feira, setembro 11, 2014 Deixe o seu comentário



     Divergente é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, escrito por Veronica Roth, o livro se passa em uma Chicago futurística.

     Após anos de guerra, a sociedade de Chicago se dividiu em cinco grupos denominados facções. As facções são dividas por personalidade. Temos a Abnegação, onde pertencem os altruístas. A Amizade, onde os pacíficos pertencem. A Audácia, onde pertencem os corajosos. A Erudição, onde os inteligentes e pensantes pertencem. E a Franqueza, onde pertencem os honestos.

     Nesta sociedade, todo jovem de dezesseis anos é obrigado a fazer um teste onde é determinada a facção para qual ele irá. A história é narrada pelo ponto de vista de Beatrice Prior, uma garota de dezesseis anos que é da Abnegação. Obrigatoriamente, ela tem que ir fazer o teste. Só que o teste decide apenas UMA facção. No caso de Beatrice, o teste sugere três facções, e quando isso acontece com alguém, eles denominam a pessoa de Divergente. Ser divergente nesta sociedade é perigoso. Em uma situação difícil, a garota terá que decidir escolher uma das facções para se esconder. Ao escolher a facção, a sua vida muda completamente e ela estará correndo mais riscos do que nunca.


     É com essa premissa totalmente envolvente que começamos Divergente. O que mais me chamou atenção ao ler a sinopse pela primeira vez foi o modo como à sociedade era dividida. Ao ver que as facções eram dividas por personalidade, fiquei louco para saber como tudo isso iria se relacionar com a jornada da jovem abnegada.

     Começar um livro onde você praticamente não sabe de nada e se surpreender a cada página que se passa é uma coisa totalmente revigorante. Depois de ler o quinto volume de Instrumentos Mortais e vê que teria que esperar um ano pelo próximo volume, eu embarquei em uma busca por outras séries legais como a de Cassandra Clare. E ai me surge Divergente e me deixa totalmente absorto na história criada por Veronica Roth.

     Com um começo já envolvente e cheio de questões, o livro tem seu andamento totalmente repleto de acontecimentos, sejam eles de aventura ou ação. Repleto de momentos impactantes e de deixar o leitor boquiaberto, Divergente nos mostra a jornada de uma garota que fez uma escolha que a transformou e sucessivamente foi crescendo e aprendendo o valor de uma decisão. O fato de a protagonista ser Divergente é o grande assunto da trama, pois como falei anteriormente, isso torna a pessoa perigosa para o governo.

     Divergente não só trata de uma visão futurística de um local, trata também de superação de medos e dificuldades. O livro mostra também que é possível sim ter mais ação do que romance em uma obra voltada para o público jovem.

     Uma história com grandes cargas de adrenalina, aventura e ação. Divergente também traz em sua bagagem personagens incríveis e marcantes. Completamente impressionante e impactante, o livro pega o leitor de primeira e o deixa fissurado na jornada de Beatrice.
     
     Trazendo uma infinidade de novidades, Divergente é um dos meus livros prediletos. Com um final de deixar o leitor em completo desespero, o livro excede todas as expectativas.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: