Resenha - Por que Indiana, João? por Danilo Leonardi

By | sábado, agosto 23, 2014 Deixe o seu comentário

     A emoção foi grande, entrei na livraria e fiquei rodando de um lado para o outro procurando em todos os lugares o livro, até eu vê-lo ali escondido, o único da livraria, começo a tremer que nem um louco.

     O livro que queria tanto ler e não poupei tempo, comecei a ler assim que cheguei em casa e não conseguia parar de ler, e quando vi já tinha acabado. Tinha muita expectativa para o livro e o Danilo conseguiu atingir todas elas e ainda me surpreender.

     “Por que Indiana, João?” é o primeiro livro de Danilo Leonardi que ficou conhecido por seu canal e site “Cabine Literária”. Quando eu li, esperava um livro bom, mas foi uma surpresa ao ler e descobrir que era muito mais que isso. Logo nas primeira páginas, você já se diverte com os personagens.

     O livro é sobre João, um garoto do segundo ano de ensino médio que é tímido, fica sempre quieto no seu canto e gosta de ler. Nasceu em São Paulo e depois de passar alguns anos em Belo Horizonte, está de volta a sua cidade natal há um ano.

     Daniel, seu melhor amigo, se não o único amigo dele no colégio, sempre está presente com ele. João sofre bullying no colégio por um valentão chamado Guilherme. Dentre tantas maldades de Guilherme, uma delas é afogar a cabeça de João na privada.

     O mais difícil é estar em um colégio onde não se faz nada a respeito dessas maldades, pelo ao contrario, alguns professores ainda incentivam a prática, como se fosse apenas uma brincadeira.

     Seu meio “problema” de família também pode ser considerado. Sua mãe só se preocupa com o desempenho do filho no colégio sem escutar o que ele tem a dizer. Já o pai se interessa pelos problemas de João com os amigos. Mas João não assume o seu problema mesmo com o pai insistindo. O pai é super maneiro com ele, sempre está se preocupando com as coisas certas, incentivando o que tem que ser incentivado.

     Tudo começa quando Guilherme aproveita a ausência de um professor para bater em João, porém de saco cheio de aturar o valentão, João reage chutando Guilherme e o deixando no chão.
Por ironia do destino, Daniel estava filmando e aquele vídeo acaba passando por vários alunos facilmente, pois nunca ninguém tinha enfrentado Guilherme como João fez.

     João tinha sido chamado para participar de uma mostra de cinema que existe na escola, o qual já tinha participado no ano anterior. Porém não prepara nada para apresentar, mas Daniel dá seu jeito e apresenta o vídeo que foi gravado por ele no dia da agressão. O vídeo acaba circulando por todo o colégio e logo está na internet, tendo milhões de acessos.

     João vira uma celebridade e sua vida começa a mudar de uma hora para outra. A fama não trás apenas coisas boas, mas muitas coisas ruins também. Coisas essas que João tem que enfrentar mesmo não querendo. Botando a questão no ar: Até onde a fama pode te levar ou te mudar?

     Ao longo do livro, João começa a ganhar coragem, deixando de ser aquele garoto tímido que fica no seu canto o tempo todo passando a impor suas opiniões a respeito de vários assuntos, participando mais.

     Danilo trata de tantas questões do cotidiano que é impossível você não se identificar e se apaixonar pela história. Ainda consegue abordar um tema tão sério que ocorre em todos os lugares boa parte do tempo, sem deixar o clima muito pesado, são sacadas que o livro tem que faz com que você se diverta e aprenda sobre bullying e fama ao mesmo tempo. 
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: