Resenha - Os Garotos Corvos por Maggie Stiefvater

By | sexta-feira, agosto 08, 2014 2 comments


     Meu deus! Como é difícil terminar um livro que você gostou tanto, não é? Queria acabar de ler logo, mas ao mesmo tempo não queria, estava com aquele gostinho de mais e mais, lendo cada vez mais devagar para não acabar com ele, mas acabou e quero mais. :(

     O “Os Garotos Corvos” é o primeiro livro da série “A Saga dos Corvos” e que pelas as minhas pesquisas será uma série de quatro volumes.

     Eu não esperava muita coisa desse livro. Olhei a capa e até achei
interessante, mas tinha acabado de ler “A Guera dos Tronos”, estava cansado do tema medieval. Pensei que seria mais um livro desses pela capa ser um corvo. Dei uma chance e fui ver do que se tratava, e wow que temática perfeita, fiquei com vontade de ler na hora.

     Bom, o livro vai contar a história de Blue Sargent, que mora em uma casa cheia de videntes, que são suas “meio tias” e sua mãe, Maura, e misteriosamente Blue nasce sem esses poderes paranormais. Seu único “poder”, vamos dizer assim, é tornar mais fácil a leitura das outras videntes, é trazer uma energia maior.

     Uma casa cheia de videntes nunca irá dar muito certo, as conversas entre elas sempre são engraçadas, às vezes por ser uma coisa totalmente aleatória, e às vezes por ter algumas previsões por de trás. Como por exemplo:
"- Falando nisso, você precisa ver a correia do seu Ford. Vejo uma quebra no seu futuro, Ao lado daquela loja de móveis. Um homem muito feio com um celular vai parar e ser extremamente gentil."

     Todo ano, Blue vai com sua mãe até uma igreja, na véspera do Dia de São Marcos, para ver o Caminho dos Mortos, onde se encontrava o espírito de todas as pessoas que iriam morrer naquele ano. Porém, no ano do livro, ela vai com uma meia irmã de sua mãe, Neeve, que chegou a sua casa e vai passar um período lá. Durante boa parte do livro, Blue fica se perguntando qual o verdadeiro motivo de sua vinda, o que te deixa curioso também.

     Por Blue não possuir os poderes, nunca enxerga nenhum espírito. Até esse ano que ela vai com Neeve e vê o espírito um garoto. Todas as médiuns da casa de Blue, dizem, desde que ela era pequena, que quando ela der seu primeiro beijo de amor verdadeiro, o garoto que ela irá beijar, morrerá. E Neeve disse que só tem dois motivos para elas ter visto esse garoto, ou ele era seu amor verdadeiro ou ela ia mata-lo.

     Do outro lado da história, se encontra Gansey e seus três amigos: Ronan, Adam e Noah. Eles estudam em Aglionby, um colégio de riquinhos, e seus estudantes são conhecidos como Garotos Corvos, sinônimos de encrenca. Esses quatro amigos estão atrás de algo que envolve uma lenda e mistérios a decifrar. O que acaba fazendo com que esses amigos e Blue se juntem.

     Gansey é um personagem com bastante determinação, coloca uma coisa na cabeça e não desiste até conseguir. Os seus amigos, cada um, apresenta um problema pessoal que é desenvolvido ao longo da história, o que faz você se envolver com os personagens.

     Adam é um bolsista que não aceita que os outros façam algo para ele, principalmente envolvendo dinheiro. Ronan tem aquele estilo bem "bad boy", aquele que não quer nada, que não liga pra nada, a maior parte é grosso e sarcástico, o que me fez sentir um pouquinho de raiva dele. Mas consegue ser divertido com seu jeitão e seu sarcasmo. Noah é misterioso, você não sabe o que esperar dele, não são dadas muitas informações sobre ele. Além de não interagir muito, aparece quando você menos espera.

     O livro se passa em terceira pessoa. A narrativa se foca em três grupos diferentes, inicialmente. O de Blue, com suas meias tias, o de Gansey, com seus amigos e o de Whelk, um professor de latim de Aglionby. 

     Os personagens não são difíceis de se gostar, pelo ao contrário. Você se apega tanto a todos os personagens que ás vezes você esquece que o livro é mais focado em Blue. Você consegue distinguir de quem é a fala sem nem mesmo ler quem está falando, uma ótima construção da autora.

     Agora estou eu aqui, tentando me recuperar desse incrível livro. Super indico esse livro a todos, não tem como não dar 5 estrelas e favoritar. A Saga dos Corvos está se tornando o meu novo amorzinho.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Hey, Hugo! Cara, eu cheguei aqui pelo Rodrigo. Eu também moro aqui no RJ :)

    Primeiramente, parabéns pelo blog, está super legal! Falando da resenha... A Saga dos Corvos já está na minha lista de leitura há algum tempo e sempre vejo resenhas promissoras como a sua. Acho que vou furar fila das metas de leitura com ele kkkkkkk.

    Agora me bateu uma dúvida... Foi você que falou sobre ele no Clube do Livro Saraiva, no início do ano?

    Abração, Miguel.
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel! Rodrigo me contou de você haha. Que bom que gostou do blog :).

      Cara, eu super recomendo A Saga dos Corvos, esse livro é tão maravilhoso que eu não sei o que fazer quando eu acabar a série. Se eu fosse você já estaria lendo pra ontem haha.

      Não fui eu não que falei dele lá, eu não frequentava o Clube do Livro Saraiva ainda haha. Afinal, você vai no Clube do Livro esse mês?

      Também gostei bastante do seu blog. Abraço

      Excluir