Resenha - Em Chamas por Suzanne Collins

By | domingo, agosto 17, 2014 Deixe o seu comentário

     

Em Chamas é o segundo volume da Trilogia dos Jogos Vorazes. Contém Spoilers para quem não leu o Primeiro Livro. Tentei ao máximo não dar Spoiler do livro.

     O livro começa com Katniss Everdeen contando sua experiência quando chegou ao Distrito 12, depois dos Jogos. Estava na floresta caçando o que sempre fazia para alimentar a família, mas agora só usa a caça para alimentar a família de Gale Hawthorne, seu melhor amigo, pois ela, a irmã, Prim, e a mãe recebem dinheiro da Capital por Katniss ter ganhado os Jogos.

     Katniss chega a casa, que agora é na Aldeia dos Vitoriosos, onde os vitoriosos do Distrito 12 passam a morar depois dos Jogos, e sua mãe informa que ela tem uma visita, o presidente Snow.

     Katniss entra no escritório, onde ele está, e se senta esperando para ver o que ele tem a dizer. Ele conta que os Distritos estão se rebelando por causa da atitude dela nos Jogos, e que para que ele não mate os seus entes queridos ela tem que convence-lo de que está loucamente apaixonada por Peeta Mellark, seu companheiro nos Jogos, na Turnê da Vitória, para que os Distritos se acalmem e não entrem mais em conflito contra a Capital .

     Turnê da Vitória é um evento que acontece logo após os Jogos Vorazes, onde o campeão, ou nesse caso os campeões, viajam por todos os Distritos, onde há uma cerimônia em cada um.

     No meio da viajem, Katniss percebe um clima diferente nos Distritos, um clima de indignação, de ameaça a Capital.

     Quando passam pela CapitalSnow fala que tudo o que ela tem feito não o convenceu.

     A última parada, que é o Distrito 12Katniss e Peeta vão para a casa do prefeito UnderseeKatniss vê uma transmissão secreta que mostra um levante no Distrito 8 e pessoas morrendo. O que há no Distrito 8 são pessoas mascaradas, gritando, atirando tijolos. Os prédios pegando fogo e os pacificadores, que são guardas, matando todo mundo.

     Com o presidente Snow falando que ela não o convenceu e depois que viu o levante, ela vê que o Distrito 12 não é mais o lar dela e quer fugir. Vai para a floresta conversar com Gale, que concorda em fugir, até o momento que se toca no assunto do levante no 8 . Ele fala que vai ficar e começar o próprio levante no 12 pois as pessoas querem lutar.

     Depois disso, as coisas no 12 mudaram. O Prego, que era o mercado negro, foi incendiado. Novos pacificadores chegaram, e as pessoas começam a ter medo de ir para rua.

     Fora isso Katniss e Peeta ainda têm que se preocupar com o Massacre Quaternário, que é uma edição especial dos Jogos Vorazes que acontece de 25 em 25 anos. Como vencedores, eles se tornam mentores dos próximos Jogos que irão ocorrer, mas pode ser que eles sejam um pouco mais que míseros mentores.

     O livro (sendo em primeira pessoa) apesar de ter uma leitura fácil e rápida, tem um clima pesado e triste. Durante todo o livro Katniss mostra sua indignação com a Capital.

     Haverá muitas mortes. Personagens que entraram nesse livro e que você já consegue se apegar a eles podem não ter um final feliz e outros que você acaba a leitura sem saber o que aconteceu.

     O livro é perfeito, sou suspeito para falar, mas fazer o que? O melhor da trilogia na minha opinião. Quando você acha que tudo está na pior, a autora te surpreende e faz os personagens sofrerem ainda mais.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: