Resenha - Jogos Vorazes por Suzanne Collins

By | sexta-feira, agosto 01, 2014 2 comments
     Jogos Vorazes é o primeiro livro da trilogia distópica com o mesmo nome. A trilogia é escrita por Suzanne Collins.

     GENTE! Não existe mais Estados Unidos, agora é Panem. Porém, não é só isso, esse tal país é dividido em Distritos e todo ano acontece um grande reality show denominado Jogos Vorazes, onde dois jovens de cada Distrito são escolhidos para representar o local onde vive e lutar até a morte. 

     A escolha destes jovens é feita através de um procedimento
chamado Colheita. Depois de serem escolhidos, os participantes do reality são enviados para a Capital e lá são treinados para lutarem nos jogos. 

     A história do livro é contada no ponto de vista de Katniss, uma moradora do Distrito 12 (o mais pobre de todos), que caça para sustentar a sua mãe e sua irmã Prim. Ela caça junto com Gale, seu melhor amigo. Tudo corria normal na vida da garota até que ela vai parar nos Jogos Vorazes e toda sua vida muda.

     Tão, mas tão difícil fazer resenha de um livro que você amou, porém vou tentar me conter em algumas partes. Não se preocupem. 

     Quando li Jogos Vorazes, nunca tinha lido nada do gênero e olha, a surpresa foi grande, o espanto também. Enquanto eu ia lendo, achava tudo aquilo fantástico e fascinante, sério, tão incrível que é impossível de não se apaixonar pela história. 

     Depois de falar o quanto fiquei maravilhado com a história, vamos partir para a resenha.

     Como falei anteriormente, nunca havia lido nada do gênero, então foi tudo uma surpresa para mim.  Mas isso foi só um dos fatores que me fizeram gostar tanto da história. O desenvolvimento do livro é impressionante, os acontecimentos durante a história são de tirar o fôlego, as lagrimas e o coração do leitor. Acreditem, apesar de ser um livro YA, sua carga de drama é bem forte. 

     Mas o grande barato da história, sem sombra de dúvida é a enorme critica social contida dentro do livro. Esse foi a parte que mais me agradou durante todo o livro. Jogos Vorazes vem pra mostrar que livros voltados para o publico jovem também serve como uma forma de eles começarem a questionar sobre diversas coisas do espaço em que vivem.

     Não morro de amores por nenhum personagem da história, mas eles são aceitáveis. A única coisa que não me agradou muito foi o desenvolvimento do romance Katniss e Peeta, ficou um pouco forçado e não se encaixou muito bem com o ritmo da história. Fora isso, eu não tive nenhum outro problema durante a leitura. 

     Deixo aqui meus parabéns para editora Rocco pelo belíssimo trabalho com a edição deste livro. 

     Enfim, mais do que recomendado, Jogos Vorazes é leitura obrigatória.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários: